50 Curiosidades interessantes sobre os gatos.

50 Curiosidades interessantes sobre os gatos.


Os gatos estão entre os animais de estimação mais queridos em todo o mundo. Embora tenham sido domesticados, eles ainda exibem muitas das características dos felinos selvagens, seus parentes próximos. São ágeis, fortes, com reflexos rápidos e sentidos altamente desenvolvidos, além de possuírem um instinto de caça natural. Sua personalidade independente e marcante é algo que os diferencia de muitos outros animais.

Apesar de serem bastante autônomos, os gatos também são brincalhões, curiosos e, muitas vezes, teimosos. Ao mesmo tempo, demonstram carinho de maneiras únicas. Um exemplo é a "turrinha", um gesto afetuoso que fazem tanto entre si quanto com os humanos. O ronronar, por sua vez, é outro sinal de que estão felizes e confortáveis.

Para que você conheça ainda mais sobre esses fascinantes companheiros, preparamos uma lista com 50 curiosidades interessantes sobre os gatos.

Leia Também: Entendendo o Comportamento dos Gatos: Guia Completo

Curiosidades

  1. Em média, os gatos passam cerca de dois terços do dia dormindo. Isso significa que, ao longo de nove anos de vida, um gato está acordado apenas por três anos!
  2. Os gatos não têm a capacidade de sentir o sabor doce.
  3. Ao perseguir uma presa, os gatos mantêm a cabeça sempre nivelada, diferente dos cães ou dos humanos.
  4. As bolas de pelo regurgitadas pelos gatos são chamadas de egagropilos.
  5. As gatas tendem a ser destras, enquanto os gatos machos geralmente são canhotos.
  6. Um gato pode emitir cerca de 100 sons diferentes, enquanto os cães produzem apenas cerca de 10.
  7. O cérebro de um gato é mais semelhante ao cérebro humano do que o de um cão, compartilhando uma área similar responsável pelas emoções.
  8. Há mais de 500 milhões de gatos domésticos no mundo, distribuídos em cerca de 40 raças reconhecidas.
  9. O gato doméstico mais antigo conhecido foi encontrado em uma sepultura de mais de 9.000 anos no Chipre.
  10. Uma lenda hebraica conta que Noé pediu a Deus proteção contra os ratos na arca, e Deus fez um leão espirrar, do qual surgiu o gato.
  11. A audição dos gatos é superior à dos cães, sendo capaz de captar sons em frequências muito mais altas, até duas oitavas acima do alcance humano.
  12. Um gato pode correr a uma velocidade de até 49 km/h em curtas distâncias.
  13. Em um salto, os gatos podem alcançar cinco vezes a sua própria altura.
  14. Alguns gatos já sobreviveram a quedas de até 20 metros graças ao seu reflexo de endireitamento. Seus olhos e o ouvido interno ajudam a manter o equilíbrio, permitindo-lhes aterrar em pé, mesmo sem cauda.
  15. Quando um gato esfrega-se em um humano, não é apenas um gesto de afeto, mas também uma forma de marcar território, liberando odores de glândulas localizadas em sua face. A cauda e as patas também possuem essas glândulas.
  16. O motivo exato pelo qual os gatos ronronam ainda é um mistério para os cientistas. Alguns veterinários acreditam que o ronronar é causado por vibrações nas cordas vocais, acionadas por um músculo na laringe que abre e fecha a passagem de ar cerca de 25 vezes por segundo.
  17. No antigo Egito, ao morrer um gato da família, os donos demonstravam luto raspando as sobrancelhas.
  18. As gatas podem dar à luz entre 1 e 9 filhotes por vez. A maior ninhada registrada teve 19 gatinhos, dos quais 15 sobreviveram.
  19. O maior felino selvagem é o Tigre Siberiano, que pode atingir mais de 3,6 metros de comprimento e pesar até 300 kg.
  20. Na Austrália e no Reino Unido, os gatos pretos são considerados sinais de boa sorte.
  21. A raça de gato mais popular é a Persa, seguida pela Maine Coon e a Siamesa.
  22. A menor raça de gato é a Singapura, pesando cerca de 1,8 kg.
  23. A maior raça de gato é a Maine Coon, com machos que podem pesar até 12 kg.
  24. O cruzamento de nervos no cérebro de alguns gatos siameses pode causar uma visão dupla, que eles tentam corrigir cruzando os olhos, o que lhes dá um aspecto estrábico.
  25. Gatos geralmente não gostam de água porque sua pelagem não isola bem o calor quando está molhada. No entanto, o Van Turco, uma raça originária da Ásia Central, possui uma pelagem com textura que a torna resistente à água.
  26. Um gato geralmente tem 12 bigodes de cada lado do rosto.
  27. A visão dos gatos é superior à dos humanos em ambientes com pouca luz e têm um campo de visão mais amplo. No entanto, eles não distinguem as cores tão bem quanto nós, e alguns cientistas acreditam que veem a grama como se fosse vermelha.
  28. Os pequenos tufos de pelo nas orelhas de um gato ajudam a manter a sujeira fora, a direcionar o som e a isolar o ouvido.
  29. A habilidade dos gatos de encontrar o caminho de volta para casa é conhecida como "psi-viagem". Especialistas acreditam que eles se orientam pelo ângulo da luz solar ou pelas células magnéticas em seus cérebros, que funcionam como uma bússola.
  30. O maxilar de um gato move-se apenas para cima e para baixo, o que limita a capacidade de mastigar grandes pedaços de comida.
  31. Os gatos raramente miam para outros gatos, reservando esse som quase exclusivamente para se comunicar com os humanos. Entre si, eles preferem ronronar, cuspir ou sibilar.
  32. A espinha dorsal dos gatos é extremamente flexível, pois eles têm mais de 53 vértebras, enquanto os humanos têm apenas 34.
  33. Aproximadamente 1 em cada 3 donos de gatos acredita que seus felinos conseguem ler seus pensamentos.
  34. A paixão por gatos é chamada de ailurofilia, derivada do grego "ailuros" (gato) e "philia" (amor).
  35. No Japão, acredita-se que, após a morte, os gatos têm o poder de se transformar em espíritos superiores.
  36. Até cerca de 100 anos atrás, a maioria dos gatos tinha pelagem curta. A criação seletiva para produzir novas raças de gatos tornou-se popular apenas recentemente.
  37. Os gatos têm 32 músculos para controlar o ouvido externo, enquanto os humanos têm apenas 6.
  38. Um gato pode girar a orelha em até 180 graus.
  39. Os filhotes de gato dormem mais porque o hormônio do crescimento é liberado apenas durante o sono.
  40. O gato mais pesado registrado foi um felino de Queensland, Austrália, chamado Himmy, que pesava 21 kg.
  41. Um gato tem cerca de 130.000 pelos por centímetro quadrado de pele.
  42. Em média, um gato pode viver até 20 anos, o que equivale a cerca de 100 anos humanos. Gatos mais velhos requerem cuidados especiais.
  43. O gato mais longevo conhecido viveu até os 38 anos. Ele se chamava Crème Puff e morava em Austin, Texas.
  44. O primeiro personagem de quadrinhos baseado em um gato foi Félix, criado em 1919.
  45. A temperatura corporal normal de um gato varia entre 38ºC e 39ºC. Se estiver abaixo de 37ºC ou acima de 39ºC, o gato pode estar doente.
  46. Um gato tem 230 ossos no corpo, enquanto os humanos têm 206.
  47. Gatos não possuem clavículas, o que permite que eles passem por qualquer abertura onde sua cabeça caiba.
  48. O padrão do nariz de um gato é único, assim como as impressões digitais dos humanos.
  49. Alguns alimentos perigosos para gatos incluem cebola, alho, tomate verde, batata crua, chocolate, uvas e passas. Embora o leite não seja tóxico, pode causar problemas digestivos.
  50. Medicamentos de uso humano, como paracetamol e aspirina, são prejudiciais para os gatos, assim como muitas plantas comuns em casa.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem