-->

Palavra de Deus: os meios pelos quais ele trabalha



            Porque Deus é onipotente, Ele possui o poder de se comunicar com a gente de qualquer maneira que Ele deseja. Em Êxodo 3, por exemplo, Deus chamou a atenção de Moisés por meio de um arbusto ardente. Deus abriu a boca de um burro em Números 22:28 para expressar Sua vontade a Balaão. Isaías 6 registra a visão celestial de Isaías e o chamado subsequente para servir como um profeta do Senhor.
            Esses eventos e outros como eles são manifestações espetaculares do poder de Deus, mas não representam o caminho mais importante que Deus comunicou com a humanidade. Hebreus 1: 1-2 explica que Deus, depois que Ele falou há muito tempo aos pais nos profetas em muitas partes e em muitos aspectos, nos últimos dias nos falou em Seu Filho, a quem Ele designou herdeiro de todas as coisas, através de quem também fez o mundo. Por mais magníficas e tão milagrosas quanto as anteriores interações do Antigo Testamento com o Senhor, elas não se comparam com a revelação de Seu Filho, que é conhecido como a Palavra (João 1: 1).
            Além disso, Deus forneceu à humanidade uma Palavra escrita que conhecemos como a Bíblia. A Palavra escrita é o meio pelo qual Deus se comunica com os crentes hoje, e o Novo Testamento fala várias vezes da importância da Bíblia. [1] Em Isaías 55:11, a palavra que não retornará vazio não é senão aquilo que os autores bíblicos humanos registraram na Escritura.
            Outro ponto importante é que a palavra que não retornará vazio é a palavra de Deus e não a palavra dos humanos. Em outras palavras, as pessoas não podem fazer seus desejos uma realidade apenas aplicando Isaías 55:11 a qualquer situação que desejem. A única palavra que Deus garante é a palavra que procede de Sua boca. Qualquer outra palavra de qualquer outra fonte não possui esse tipo de autoridade.
O Senhor também indicou que Sua palavra não retornará "vazia". O leitor deve entender o significado desse termo para entender exatamente o que implica a promessa de Deus. Como um advérbio, "vazio" geralmente traz a idéia de "não cumprido" ou "mal sucedido". [2] Um exemplo útil desse uso aparece em 2 Samuel 1:22 na música que David compôs para lamentar as mortes de Jonathan e Saul. O novo rei retrata seu antecessor ao trono como um poderoso guerreiro cuja espada não voltou vazia. O propósito da espada de Saul era fazer guerra contra seus inimigos, e sua arma cumpria esse propósito.
Para dizer, então, que a palavra de Deus não retorna a Ele, é uma declaração forte de Sua soberania. Tão certa é esta afirmação de que o Senhor emprega paralelismo em Isaías 55:11 para que a opinião de que Sua palavra seja efetiva:
(A palavra) não retornará para mim vazio, (declaração)
Sem realizar o que desejo, (primeira declaração paralela)
E sem ter sucesso no assunto para o qual eu enviei. (segunda declaração paralela)

Portanto, ninguém, mesmo o próprio Satanás, pode frustrar os propósitos da Palavra de Deus, que é o meio pelo qual Ele determinou trabalhar. Isaías 55:11, então, contém um princípio geral que afirma que Deus é todo-poderoso.
Palavra de Deus: os meios pelos quais ele anuncia Salvação
            Contextualmente, a declaração da onipotência de Deus em Isaías 55:11 relaciona-se com o conceito de salvação. Normalmente, a palavra salvação traz duas definições primárias no Antigo Testamento: libertação física e salvação espiritual. Devemos considerar ambos os significados para determinar qual se enquadra no contexto de Isaías 55:11.
            Ao longo da história de Israel, o Senhor foi responsável por resgatar a nação durante momentos preocupantes. A libertação dos filhos de Israel a partir do Egito é a base para este conceito. Nos tempos posteriores, quando os israelitas enfrentavam inimigos aparentemente invencíveis, eles lembrariam a intervenção milagrosa de Deus para o Seu povo no Egito e pediam que Ele trabalhasse de uma vez por aí (por exemplo, Salmos 44, 77, 98). O conceito de libertação física de adversários hostis tornou-se uma poderosa ilustração para se referir à salvação espiritual. Assim como os filhos de Israel eram escravos no Egito, os humanos são escravos do pecado. Os israelitas não conseguiram escapar da escravidão, nem os pecadores se libertam do pecado que os enreda. Somente Deus poderia entregar o povo do Egito e levá-los a Canaã, e somente Jesus pode nos livrar do pecado e nos fornecer um lar celestial.
Como a libertação física e espiritual figurava tão fortemente no Antigo Testamento, o que está em mente em Isaías 55:11? Historicamente, o povo escolhido de Deus enfrentou tempos perigosos durante a vida de Isaías. Eles precisavam de certeza de que Deus não os abandonaria durante o seu tempo de problema, então a salvação física certamente é um fator em Isaías 55:11 (ver Isa. 56: 1). No entanto, o versículo também antecipa a libertação espiritual não só dos descendentes de Abraão, mas também de todos os gentios que procuram o Senhor

0 Response to "Palavra de Deus: os meios pelos quais ele trabalha"

Postar um comentário

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel